Escolas que homenageavam políticos da ditadura têm nomes alterados

Escolas que homenageavam políticos da ditadura têm nomes alterados

O governo do estado do Maranhão decidiu mudar os nomes de todas as escolas que homenageavam pessoas apontadas como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial no Brasil pelo Relatório Final da Comissão da Verdade. A iniciativa foi homologada na última terça-feira (31), dia que o golpe militar brasileiro, ocorrido em 1964, completou 51 anos. Os novos nomes foram escolhidos pela comunidade escolar das instituições afetadas.

Entre os nove municípios maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação identificou 10 escolas com nomes de ex-presidentes do Brasil que governaram durante o regime militar. Os nomes foram substituídos por outros de personalidades que contribuíram com a educação nos municípios, estado ou país e que tenham boa reputação conforme a Lei da Ficha Limpa.

Confira as instituições que mudaram de nome:

Nomes

O processo de escolha

Para fazer as alterações foi montada uma Comissão de Mudança dos Nomes composta por representantes do Conselho Estadual de Educação(CEE), da Supervisão de Inspeção Escolar (SIE), da Supervisão de Gestão Escolar (SUAGE), Superintendência de Educação Básica (SUEB) e da Superintendência de Assunto Jurídicos (SUPEJUR).

A comissão levou lista com três nomes para cada escola. Com as sugestões, alunos, professores e servidores votaram naqueles que representavam melhor a instituição.

(Eu Estudante – Correio Braziliense, 01/04/2015)

2 Comments

  1. Parabéns pela ação. Mas precisamos fazer mais. As escolas, universidades, mídia falaram muito pouco dos danos da ditadura. Do contrário não viriamos nossos jovens pedindo intervenção militar, ou a favor daqueles que pedem. Um horror!

    Reply
  2. Sao ruas, escolas e conjunto habitacionais da capital – e alguns exemplos no interior do Estado – que mantem em seus nomes homenagens ao tempo da ditadura, a datas importantes dessa epoca e aos presidentes da Republica dos anos de chumbo.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>